O poder da Gratidão - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O poder da Gratidão

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 3/5/2018 16:41:00
Certa vez li uma frase que dizia assim: “Se você acordasse hoje tendo apenas as coisas pelas quais você agradeceu ontem, o que de fato você ainda teria?”.

           A partir daquele dia comecei a pensar em como sou privilegiado por tudo o que tenho. Pela casa onde moro, pela minha família, pelos meus amigos, pelo meu trabalho... Sinto que ao agradecermos pelo que temos, de alguma forma, nos tornamos ainda mais merecedores destas coisas.

           Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, como é bom ter um lugar para onde ir na segunda pela manhã que não seja uma agência de empregos, não é verdade? Quando agradecemos por isso, somos mais merecedores de sentarmos nas cadeiras que ocupamos.

           Mas muito além destes agradecimentos a uma “força superior” – independente da sua religião ou crença - precisamos também aprender a ser gratos às pessoas que nos cercam, aos clientes que nos visitam e até àquelas pessoas que são exigentes e nos cobram. Devemos ser gratos a tudo isso por um motivo muito simples: isso nos torna mais felizes e com maior potencial realizador. Segundo o Prof. Robert A. Emmons, PH.D. em Psicologia Positiva, pessoas que praticam gratidão têm maiores níveis de prazer, felicidade, alegria e otimismo. Pessoas que só anseiam por aquilo que ainda não possuem, obviamente sentem menos felicidade do que aquelas que são gratas pelo que já conquistaram.

           Desde que li a frase que está no primeiro parágrafo deste artigo, tenho olhado nos olhos dos meus contratantes e agradecido pela oportunidade de fazer uma palestra para sua equipe. Aprendi com um grande amigo e palestrante especializado em Psicologia Positiva, Claudemir Oliveira, a escrever “cartas de gratidão” a quem me abre portas e me dá oportunidades. Aprendi a dizer um “muito obrigado” muito sincero a quem me dá feedbacks, ainda que eles não sejam exatamente o que eu gostaria de ouvir e assim aprendi na prática que isso me fortalece e me faz lapida.

           Às vezes as pessoas estão “ocupadas demais” para serem generosas com as outras e por isso acabam perdendo oportunidades de fazer fazer a diferença em suas próprias vidas.

           Tenho certeza absoluta que ao fazer isso você se sentirá muito mais feliz e pronto para agradecer ainda mais. Não se surpreenda se, ao fazer tudo isso, seus resultados começarem a melhorar e as pessoas passarem a te tratar melhor. É que gratidão gera prosperidade.

           Aliás, termino este artigo expressando minha mais profunda gratidão por você ter lido até aqui e ter me permitido fazer parte do seu dia.

           Gratidão! Apenas gratidão!



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal