Concentre-se no que realmente te traz resultados - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
Palestrante Motivacional TOP5
(Top of Mind de RH 2017)
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Concentre-se no que realmente te traz resultados

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 20/4/2017 10:59:00
             Gosto muito de lembrar da minha infância. Foi uma época maravilhosa da minha vida, embora eu não tivesse muita noção do que o mundo era de verdade, dos desafios que eu teria que enfrentar e das dificuldades que a vida iria me impor para me ensinar quão forte eu sou. Havia uma certa sensação de felicidade que poderia ser conquistada com as coisas mais simples como um carrinho de plástico daqueles que se vendem nas feiras e nos supermercados de bairros ou com um pirulito, cujo cabo acoplado a uma hélice que acompanhava o doce, virava um helicóptero.

                Foram momentos incríveis, mas que passaram. Ficaram lá atrás, onde realmente deveriam ficar. Embora eu lembre com amor e carinho, hoje não faria sentido viver aquilo de novo, pois cada coisa tem seu tempo, seu momento e sua magia. Hoje, aos 42 anos de idade, procuro olhar mais para o meu futuro do que para meu passado.

                Não entendo porque há pessoas que vivem olhando para trás e pensando “Naquela época tudo era melhor”, “Bom mesmo era quando acontecia tal coisa” - como se fosse possível voltar no tempo e viver novamente momentos que já se foram.

Outras pessoas vivem de forma descompromissada o presente, sem nenhuma visão de futuro. Saem de casa, trabalham e esperam receber seus pagamentos e pagar suas contas, mas não perceberam o quanto o seu trabalho pode e deve ser encarado como uma ferramenta para moldar os sonhos de amanhã.

Acredito que viver o presente é fundamental, mas que estabelecer uma meta de futuro nos ajudará a agir no “agora” garantindo as conquistas que queremos alcançar.

Olhando para o presente percebo que estamos sempre cercados de oportunidades, mas é preciso nos concentrar verdadeiramente em algo se quisermos alcançar grandes resultados. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, provavelmente não fará nada com excelência. Então surge a pergunta: “Em que eu deveria me concentrar? ”. Respondo sem hesitar: “Naquilo que vai te ajudar a construir o futuro que você almeja para você e sua família”.

Concentração no presente, com foco no futuro – este é o ponto. Ao ver seu trabalho como uma ferramenta para realizar sonhos, você chegará a conclusão que concentrar-se nele é um excelente caminho para suas realizações futuras. Cada cliente atendido é um passo a mais da direção das suas metas. Cada venda concretizada te dá uma sensação maior de autoconfiança e possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Concentrar-se em atingir e superar suas metas lhe conduzirá pelo caminho que o levará a alcançar seus sonhos de médio e longo prazo – por isso, dedique-se verdadeiramente ao que lhe trará resultados. Quando dedicamos nossa atenção a algo, geramos força e produzimos um ritmo contínuo. A concentração é a chave que abre as portas da realização.

Se você não estiver focado e concentrado não conseguirá realizar nada. As pessoas mais bem sucedidas que conheço também são as mais concentradas em atingir um alvo claro, com um propósito bem definido. Dedicam suas energias a este propósito e persistem até conseguirem o que querem.

                Para a maioria das pessoas, porém, existe uma distância enorme entre seus sonhos e suas realizações. Esta distância só pode ser diminuída ou eliminada à medida em que assumimos internamente o compromisso de reunir todas as nossas habilidades, atitudes e capacidades em torno de nossos objetivos gerando força e ritmo para alcança-los.

Gostaria de deixar neste nossa bate-papo uma última consideração sobre concentração e ela tem a ver com persistência. Ao lembrar da minha infância, no início deste artigo, recordei-me que quando criança havia no quintal da casa de uma tia uma imponente árvore frutífera - uma mangueira. Muitas vezes eu me minha irmã víamos uma linda manga a alguns metros de altura e queríamos pegá-la. Enquanto os adultos tomavam café e conversavam sobre assuntos que só os adultos entendem, nós fazíamos de tudo para pegar aquela manga. Lembro que jogávamos pedras e usávamos galhos compridos para tentar pegar o fruto quando ele estava mais baixo. Às vezes levávamos muito tempo para conseguir derrubar a manga. Hoje, na minha visão de adulto, talvez eu me perguntasse: “Por que despender tanta força e energia para pegar uma manga do pé se havia tantas outras que já estavam no chão por terem caído naturalmente?”

A criança que ainda vive dentro de mim tem a resposta: “Porque aquela era a manga que nós realmente queríamos”. Quando queremos alguma coisa de verdade, não nos contentamos com qualquer outra, por mais fácil que esteja de alcançá-la. Quando queremos algo de verdade, entendemos o que é concentração, persistência, foco e determinação. E a sensação de conquistar o que se quer vale todos os esforços. Só quem já chupou uma manga embaixo do pé, sabe o que é isso. Com os dedos e bocas lambuzados há uma sensação de vitória indescritível por ter conseguido alcançar a manga pela qual os olhos se apaixonaram desde a primeira vista.

Permitida a reprodução, desde que citado o autor - Maurício Louzada



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal