Líderes por Acaso - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Líderes por Acaso

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 4/1/2012 14:39:00
O que faz um líder ser reconhecido como tal por sua equipe? Quais são as ações, iniciativas, perspectivas e processos que diferenciam pessoas que foram nomeadas "líderes" daquelas que realmente exercem uma liderança inspiradora, eficaz e focada em resultados?

Responder ás questões acima não é fácil, mas elas nos estimulam a fazer outra pergunta: Qual o caminho certo para uma liderança eficaz?

Muitos líderes são promovidos por apresentarem bons resultados nas suas áreas de trabalho quando ainda nem sonhavam em exercer tal cargo. Quando promovidos, na maioria das vezes, não estão de fato preparados para a liderança e acabam se decepcionando com a nova posição. A empresa, por sua vez, sofre por ter um líder não preparado e por perder alguém que apresentava excelentes resultados em sua função anterior.

Por outro lado, buscar líderes no mercado tem seus inconvenientes: o primeiro é o desestímulo da equipe frente ao fato de que a empresa "prefere buscar alguém de fora a dar uma oportunidade para alguém do seu quadro". Por outro lado, profissionais do mercado precisam conhecer a filosofia, metodologia e sobretudo se alinhar com a forma de trabalho da empresa, e isso, obviamente, demanda tempo e treinamento.

Qualificar as lideranças (e as possíveis futuras lideranças) é essencial para equilibrar este dilema, dando oportunidades aos colaboradores e minimizando riscos inerentes às promoções para cargos de maior responsabilidade.

Devemos trabalhar para que estes novos líderes estejam qualificados e prontos para exercer essa liderança inspiradora - aquela que estimula os liderados a darem seu melhor e os mostra que é possível crescer com profissionalismo, respeito e ética. E que eles descubram que sem preparar outros líderes, estarão fadados a continuar em seus cargos por tempo indeterminado, porque só podemos crescer se tivermos uma ou mais pessoas prontas para ocupar nossa posição.

(Permitida e reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal