Enfrentando Desafios - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Enfrentando Desafios

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 10/7/2014 02:54:00
Querer mais do que já se conquistou, superar recordes, atingir novos níveis, alcançar grandes metas - tudo isso combina com o verbo crescer...

"Zona de conforto", contentamento, tranquilidade, calmaria e abastamento combinam com o verbo estagnar...

Uma das coisas mais importantes que aprendi em minha vida é que o desafio e nossa disposição de enfrentá-lo são os combustíveis que nos movem em direção a ser maior, ter mais reconhecimento e chegar a novos patamares.
 
Na nossa caminhada pela vida, provavelmente nos depararemos com 2 tipos diferentes de desafios, e nossa atitude perante eles nos dirão onde chegaremos. São eles:

1) Desafios por pressões externas
São resultantes de forças externas, sobre as quais normalmente não temos controle, como por exemplo, a perda de um emprego (que acabará nos colocando frente ao desafio de buscar uma nova oportunidade) ou a promoção para um novo cargo (que exigirá uma dedicação que trará novos aprendizados e novas oportunidades).
Em situações como essas temos apenas duas opções: ou saímos a força da "zona de coforto" ou ficaremos estagnados e fadados ao fracasso.

2) Desafios por pressões internas
Este tipo de desafio é o que move o mundo. É o desafio que as pessoas buscam por si só, sem precisar que algo aconteça à sua volta para se movimentarem. Para muitos, este desafio é "procurar sarna para se coçar". Para outros é a linha que divide as pessoas "comuns" das "extraordinárias".

O desafio que vem de dentro tem como força propulsora a necessidade de crescer, o descontentamento com a situação atual, a vontade de inovar ou a simples percepção de que tudo muda o tempo todo, e que ficar parado não é adequado em um mundo que está em constante mudanças.

Buscar este desafio interno é uma das características das pessoas mais bem sucedidas que conheço.
Independente do tipo de desafio que se apresente em sua vida, enfrentá-lo é o que fará você crescer.
Na palavra "enfrentar" está subentendido olhar nos olhos, tal como os atletas fazem depois da pesagem que antecede uma luta de MMA. É mostrar ao desafio que você está pronto para encará-lo e agir.
Enfrentar é respeitar a força e o tamanho do seu oponente, mas não deixar se intimidar porque você também conhece sua própria força e tamanho.

Enfrentar é não recuar, por mais difícil que possa parecer, porque os passos para trás não nos levarão a outro lugar senão aos locais onde já estivemos.

Enfrentar é, antes de mais nada, um exercício de amor próprio, pois quem enfrenta não está medindo esforços para ser maior e mais feliz, ao contrário daqueles que fingem estar contentes com o "pouco" por supor que o "muito" não lhe é acessível.

E assim conseguimos compreender porque alguns crescem enquanto outros apenas lamentam...

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal