Ubuntu - Onde o coletivo é mais importante que o individual - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ubuntu - Onde o coletivo é mais importante que o individual

Publicado por Maurício Louzada em Parábolas Empresariais · 4/6/2014 11:35:00
Um jovem pesquisador, em visita a uma tribo africana, resolveu fazer uma brincadeira com as crianças que se divertiam animadamente entre as árvores.

Abriu sua mala, e de lá tirou um enorme saco de doces. Foi até a árvore visível mais distante e pendurou aquele tesouro de guloseimas.

Então, voltou até onde as crianças se encontravam, e disse:

- Estão vendo aquele saco de doces? Quando eu disser "já" todos devem correr naquela direção, e a criança que chegar primeiro pode pegar o saco de balas e ficar com ele.

As crianças ficaram animadas e se posicionaram no local demarcado. Então o pesquisador gritou o "JÁ" que indicava o início da competição.

Para sua surpresa, as crianças não correram desesperadamente, mas deram as mãos e caminharam em passos largos até a árvore, então uma delas pegou o saco de doces e distribuiu entre todos. Curioso, o pesquisador perguntou:

- Por que vocês andaram de mãos dadas e dividiram os doces, se um de vocês poderia, sozinho, ter o saco de doces inteiro?

Então, a criança que segurava o saco de doces respondeu:

- Como um de nós poderia estar feliz se todos os outros estivessem tristes?

Ubuntu é uma ideologia presente em diversos países da África que valoriza o "coletivo" em detrimento do "individual". Uma das traduções aceitáveis para o termo é "Eu sou o que sou pelo que nós somos".



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal