Compartilhe o que é importante - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Compartilhe o que é importante

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 12/7/2011 09:49:00
Quem nunca viu os adesivos da linha "Família Feliz" afixados nas traseiras de veículos? Uma mania que começou modesta, mas que em pouco tempo virou uma febre nacional. Homens e mulheres de todas as idades retratam suas famílias nos carros, em adesivos bem-humorados que mostram para conhecidos e desconhecidos como suas famílias são compostas. Pode parecer uma ideia nova, mas esta mania retrata um comportamento que há muito tempo já vem acontecendo nas empresas.

Se você der uma volta no seu ambiente de trabalho irá perceber quantas fotos e momentos marcantes do dia-a-dia as pessoas fazem questão de mostrar. Já vi estações de trabalho repletas de fotos de famílias, festas, alguém pulando de paraquedas, amigos abraçados em churrascos, carros, casas e formaturas.

Olhar para nossas conquistas e para aquilo que realmente é importante em nossas vidas nos inspira a continuar. Um dia de trabalho árduo será muito mais facilmente encarado, se pudermos, pelo menos por alguns rápidos segundos, olhar para o sorriso das crianças que nos esperam em casa ou para os bons momentos vividos em um mergulho com os amigos. Queremos relembrar e reviver aqueles momentos, sentindo as emoções, o amor, a alegria, a admiração, a inspiração, a importância e o sucesso.

Ao sentir tudo isso, nos lembramos que existe um grande propósito em nossas vidas, e que além dos objetivos profissionais, temos muitos outros que se beneficiarão da nossa dedicação e empenho do dia-a-dia.

Mas porque não colocamos estas fotos em lugares escondidos, como dentro de uma agenda ou no interior das gavetas? Porque também queremos dividir com as pessoas as nossas conquistas, e envolver os demais em nossas vidas. Quando colocamos uma foto em um lugar bem visível, no fundo estamos dizendo para todo mundo: "Aqui está algo que é realmente importante para mim, algo que me dá muito orgulho e alegria. Se você quiser saber mais, me pergunte..." Nosso objetivo é envolver as pessoas em uma possível conversa sobre algo que mexe com os sentimentos, e que nos dê a oportunidade de mostrar que somos humanos, em um ambiente cheio de computadores, números, metas e cobranças. Tais fotos, objetos trazidos de viagens e lembranças recebidas de quem amamos são como um oásis no meio do deserto, onde podemos beber bons goles de água antes de prosseguir a caminhada.

Portanto não tenha medo de compartilhar o que é importante para você e nem as suas conquistas. Juntamente com tudo aquilo que você já alcançou, coloque também fotos do que você ainda quer realizar. Deixe ao alcance dos seus olhos a foto do carro que você quer comprar, da casa que você quer mobiliar, da ONG onde você quer atuar como voluntário. Se possível, coloque sobre sua mesa algo que lembre seus filhos ou o jantar romântico do final de semana.

E se a cultura da sua empresa não permitir que você faça isso? Bem, neste caso é importante a empresa saber que a liberdade de sermos humanos resulta em mais produtividade e empenho.

Afinal, ninguém pode duvidar que ao abrir o laptop e observar uma foto inspiradora, você trabalhará com mais amor e dedicação. E então, depois de um dia inteiro de trabalho, com a sensação de missão cumprida você irá voltar para casa no carro que tem os adesivos da sua família. Ao abrir a porta, você descobrirá o motivo que o faz trabalhar com tanto afinco e dedicação: a verdadeira "Família Feliz" que te espera todas as noites.

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal