QUAL O RECURSO MAIS ESCASSO DA ATUALIDADE? NÃO... NÃO É O TEMPO! - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

QUAL O RECURSO MAIS ESCASSO DA ATUALIDADE? NÃO... NÃO É O TEMPO!

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 1/10/2018 18:05:00
              Se eu te perguntar: “Qual o recurso mais escasso da atualidade?”. Existe uma enorme chance de você me responder que é o TEMPO. Gostaríamos de ter 28 horas por dia e, talvez, isso ainda não fosse o suficiente para tudo o que devemos e desejamos fazer.

               Sim, o tempo é escasso e precioso mas eu acredito que existe hoje um recurso ainda mais raro que ele – trata-se do MOMENTO PRESENTE.

               Olhe à sua volta, de forma discreta para não chamar a atenção, e tente descobrir quantas pessoas estão de fato no ambiente, vivendo o MOMENTO PRESENTE.  Poucos, ou talvez nenhum... Alguns pensando sobre o que farão no próximo feriado, alguns lembrando dos momentos incríveis vividos nas últimas férias, outros interagindo com as redes sociais em seus celulares, jogando games ou respondendo mensagem de texto.

               Esta realidade se multiplica à nossa volta no trabalho, em casa, no coletivo, no trânsito, no lazer e em praticamente todos os lugares onde viermos a  passar. Vivemos uma realidade onde as pessoas têm “EXCESSO DE PASSADO” ou “EXCESSO DE FUTURO” mas não vivem o presente. As pessoas estão virtualmente em “MUITOS LUGARES AO MESMO TEMPO” e por isso não estão fisicamente em “LUGAR ALGUM”. O excesso de passado resulta em saudosismo exagerado, arrependimentos e até algumas boas lembranças. O excesso de futuro resulta em ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, dificuldade para dormir e consequente dificuldade para acordar no dia seguinte que será marcado por um intenso cansaço físico e mental.

               Talvez a solução para todos estes males esteja em uma receita simples: precisamos nos dar o direito de viver mais intensamente no MOMENTO PRESENTE. Na vida pessoal precisamos estar mais tempo ao lado de quem amamos, mas com o celular desligado... Precisamos nos permitir viajar sem precisar fotografar ou compartilhar cada passo nas redes sociais... Precisamos, de vem em quando, reproduzir o que nossos avós faziam enquanto jantavam em volta de uma mesa, conversando sobre como foi o dia de cada um.

               Na vida profissional, a falta de MOMENTO PRESENTE tem também afetado os resultados de muitos profissionais de vendas. É comum vermos profissionais mergulhados em celulares, sistemas informatizados, planilhas de texto, sites de internet e redes sociais sem se dar conta de que seu cliente está bem ali, na sua frente e no momento presente. Olhar nos olhos ainda é uma grande ferramenta que transforma visita em vendas. É preciso estar presente na frente do seu cliente o tempo todo, reconhecendo que ele é a pessoa mais importante naquele momento, que não há nada para você mais significativo do que atendê-lo com excelência e que suas preocupações estão concentradas em oferecer a melhor solução para suas necessidades.

               Há profissionais que, quando percebem que a venda já está efetivada, esperam que tudo acabe logo com intuito de atender o “próximo da fila”. Outros passam todo o atendimento lembrando como foi boa a venda anterior - quando o cliente parecia mais flexível, menos exigente ou mais propenso a comprar. Entretanto a única forma de garantir um excelente atendimento é ancorando nossas ações no MOMENTO PRESENTE.

               Em um mundo de concorrência extrema, dispor de um recurso escasso pode alavancar suas vendas e te tornar um profissional diferenciado. Estar disposto a viver o momento presente com intensidade é um diferencial que, sem dúvida,  se converterá em grandes resultados.

E então, permitindo-se viver e agir no MOMEMENTO PRESENTE, você estará construindo o futuro que deseja e não somente o imaginando. Vivendo intensamente o AGORA você irá criar condições para viver grandes experiências que se tornarão belas recordações para o futuro.

               Por mais que possa parecer óbvio, é preciso relembrar que a única coisa que de fato existe é o PRESENTE. O passado já foi e não podemos mudá-lo. O futuro depende do que fazemos hoje. É só no presente que acontece o “ato de viver”, e é exatamente pela preciosidade da vida que o MOMENTO PRESENTE se torna um recurso igualmente raro e precioso. Que possamos usá-lo sem desperdício.

Permitida a reprodução, desde que citado o autor - Maurício Louzada



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal